quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Seminário Nacional sobre os 30 anos da Conferência Episcopal de Puebla e a Juventude do NE2 estava lá!

(Com a Bandeira de Pernambuco: Cintia - Diocese de Nazaré da Mata/PE, Conceição - Arquidiocese de Natal/RN, Gilson - Arquidiocese de olinda e Recife/PE. Na fila do meio: Pe. Severino João - Articulador Diocesano da Juventude de Nazaré da Mata/PE, Elione - Diocese de Nazaré da Mata/PE, Josiel - Diocese de Campina Grande/PB, Dany - Arquidiocese de Natal/RN, Josenildo - Diocese dos Palmares/PE, Chico - Arquidiocese de Olinda e Recife/PE, Daniele - Arquidiocese de Natal/RN, Carlos - Diocese de Campina Grande/PB, Luis Adriano - Secretário Regional do Setor Juventude NE2. Na primeira fila: Pe. Tadeu Rocha - Articulador do Setor Juventude do Regional NE2, Pe. Gimesson - Articulador Diocesano da Juventude de Olinda e Recife, Pe. Jerônimo - Articulador Diocesano da Juventude de Caruaru, Janaína - Arquidiocese de Natal, Pe. Sávio - Assessor Nacional do Setor juventude, Maria - Diocese de Penedo.)


Nos últimos dias 04, 05 e 06 de dezembro aconteceu o Seminário Nacional sobre os 30 anos da Conferencia de Puebla, cujo tema foi: De Puebla a Aparecida: 30 anos de opção pelos/as jovens, que reuniu jovens de todo o Brasil com a participação de 19 delegados do nordeste 2, representantes das nossas pastorais específicas (PJMP, PJR, PJE e PJ) como também representação do Setor Juventude deste Regional.
Dom Eduardo Pinheiro abriu o Seminário motivando os/as participantes para serem eternos apaixonados/as pela juventude. Pe. Sávio, assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, ajudou o grupo a entrar no caminho do Seminário a partir da afirmação dos seguintes verbos: escutar, retomar, projetar e revitalizar.

Estiveram presentes no Seminário, Dom Mariano Parra (Bispo responsável pela Seção juventude no CELAM) e Pe. Augusto (Secretário Executivo da Seção vida, família e juventude do CELAM). Os dois manifestaram a alegria e a gratidão em estar presente no caminho da evangelização da juventude na América Latina. Eles foram assessores em duas mesas, durante a atividade.
Com a escuta dos/as jovens se iniciou o segundo dia do Seminário uma discussão em torno do tema “A juventude por ela mesma”, jovens de diferentes pastorais, movimentos e grupos eclesiais partilharam, a partir de suas experiências pessoais e grupais de inserção eclesial, sua percepção sobre a acolhida que a Igreja tem dado ao/à jovem. “Foi um momento de muita partilha, coração aberto, porém há resistência da Igreja em acolher esses clamores da juventude”, diz Angêla (PI).

Na parte da tarde, foi feita um grande movimento de memória do caminho de 30 anos da opção pelos/as jovens, na Conferência de Puebla. Ainda para ajudar a retomar o caminho das opções de Puebla, Hilério Dick, Jorge Boran e Dom Eduardo Pinheiro fizeram uma memória testemunhal, em tendas separadas, retomando os compromissos pessoais e institucionais que foram assumindo desde o Setor Juventude da CNBB e outros espaços em que se inseriram por causa do serviço com a juventude. “O presente é passado e futuro. Não somos sem memória. Não somos sem passado. Por isso, a Bíblia é memória”, enfatizou Hilário Dick. “Não foi saudosismo, mas olhar para o caminho percorrido junto com as juventudes deste continente. Olhar para esta história me dá muita esperança de que algo novo esteja acontecendo e que essa nova primavera possa se realizar”. Partilhou Ir. Elena Conforto que representou a CRB Nacional.

O terceiro dia do Seminário Nacional sobre os 30 anos de Puebla, retomando os clamores da juventude e a memória do caminho percorrido, aponta sonhos e compromissos para outros tempos. Na mesa, que reuniu Dom Mariano Parra (rbispo responsável pela seção juventude do CELAM), Padre Augusto (Secretário Executivo da Seção Família, vida e Juventude do CELAM), Felipe Freitas (Campanha Nacional Contra o Extermínio de Jovens) e Carmem Lúcia (Casa da Juventude de Goiânia), foi apresentado o caminho de revitalização da evangelização juvenil na América Latina, inspirado na grande missão continental convocada desde Aparecida. Em 2010, ano do III Congresso Latino Americano de Jovens, é tempo de um movimento profundo de discernimento da revitalização da atuação junto aos/às jovens na Igreja na América Latina. Tempo para discernir a ação pastoral da Igreja, no Brasil: como vamos cuidar da vida da juventude?

Ainda no terceiro dia, as Pastorais da Juventude apresentaram a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens, provocando os/as participantes a pensarem: como vamos defender essa vida, caminho de discipulado e missão, que está sendo morta?
Padre Carlos Sávio Ribeiro, Padre Wander Torres Costa (assessores do Setor Juventude) e Dom Eduardo Pinheiro (bispo responsável) apresentaram os compromissos, sonhos e desafios para a ação do Setor Juventude da CNBB.

Os compromissos para outros trinta anos foram reafirmados, assumidos e celebrados no encerramento do Seminário. Os materiais, vídeos e mais notícias estarão no blog do setor juventude NE2.
Luis Adriano Correia da Silva
Secretário do Setor Juventude NE2

Um comentário:

  1. O Seminário foi uma ótima oportunidade de trocarmos experiências e opiniões sobre o acolhimento de nós, jovens, na Igreja. Assumimos compromissos para outros 30 anos para com nossas pastorais e movimentos, para com as juventudes de toda América Latina. Vamos em frente!!! Amém, axé, awerê, aleluia!

    ResponderExcluir