terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Encontro Arquidiocesano do Setor Juventude de Olinda e Recife

“Juventude, do coração da Igreja renovando a sociedade”

Amigos/as jovens e agentes da evangelização juvenil, saudações!

A evangelização da juventude na Igreja no Brasil é uma prioridade que deve estar presente em todos os sonhos e projetos da ação evangelizadora de nossas dioceses, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos e congregações. Inspirados pela Conferência de Puebla, que há 30 anos afirmou na América Latina a opção pela juventude, animados pelo espírito missionário da Conferência de Aparecida, acreditamos que a juventude é uma enorme força renovadora, símbolo da própria Igreja.
A nossa Arquidiocese está vivendo um dinâmico momento de revitalização de sua ação evangelizadora. Olhando com gratidão para o passado, vivendo com paixão o presente, queremos nos lançar com coragem para o futuro. A Assembléia Arquidiocesana, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de fevereiro, será um importante passo para continuarmos com ardor e compromisso missionário nossa ação a serviço do Reino da Vida.
Como preparação para a Assembléia Arquidiocesana, o Setor Juventude pretende realizar um encontro que possibilite aos jovens e a todos os agentes da evangelização juvenil um momento de partilha dos desafios e dificuldades da caminhada, uma ocasião para conhecermos melhor a proposta do Setor Juventude Arquidiocesano e uma oportunidade para pensarmos juntos propostas e projetos para nossa presença e ação na Arquidiocese.
Portanto, em comunhão com o nosso querido Arcebispo Dom Fernando Saburido e com a Coordenação de Pastoral Arquidiocesana, CONVOCO A TODOS OS JOVENS E A TODOS OS AGENTES DA PASTORAL JUVENIL a se fazerem presentes no Encontro do Setor Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife. Tal encontro não pretende ser um grande momento de assembléia, o que poderemos e vamos fazer depois da Assembléia Arquidiocesana, mas buscará ser um momento para dizermos juntos que em nossa Arquidiocese existe quem se apaixona pela causa da juventude e quer trabalhar por uma Igreja e por um mundo novos nos quais o jovem é protagonista da sua história.
Os Setores, as Pastorais, os Movimentos, as Congregações e os Grupos que estarão presentes são convidados, no primeiro momento do Encontro, a partilharem um pouco da sua caminhada de maneira breve num tempo entre 5 e 10 minutos. Esta apresentação deverá se orientar pelas seguintes questões: Quem somos? O que fazemos e qual o campo específico de ação? Com quem fazemos? Quais os desafios e problemas? O que esperamos do Setor Juventude? A apresentação pode ser feita através de slides (teremos computador e projetor disponíveis), de cartazes/painéis ou entregando um texto para os presentes. Pedimos também que tragam sugestões de datas, eventos, ações e projetos para o Setor neste ano de 2010.

ENTÃO, VAMOS LÁ! O ENCONTRO ESTÁ PERTO!!! DIVULGUEM, MOBILIZEM, ARTICULEM E VENHAM PARTILHAR, CONHECER, PLANEJAR E SONHAR COM TODOS OS QUE SE APAIXONARAM PELA JUVENTUDE!

No Coração de Jesus,
Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ (Padre Assessor do Setor Juventude da AOR)
INFORMAÇÕES

Ø DATA: 31 de janeiro de 2010

Ø HORÁRIO: das 8h às 17h

Ø LOCAL: Auditório da Igreja da Soledade no bairro da Boa Vista - Recife (Av. Oliveira Lima, 1029). Para quem vem de ônibus ou de carro, o ponto de referência é o quarteirão da Fafire-Colégio São José que tem ‘esquina’ com a Rua da Soledade. Saindo da calçada do Colégio, cruza-se a Av. Conde da Boa Vista entrando na Rua da Soledade. Depois de alguns metros se encontra a Igreja da Soledade; o Auditório fica por trás.

Ø Investimento/contribuição/taxa: RS 10, 00. Este recurso será usado para cobrir as despesas com refeição, material de formação, organização do ambiente e da estrutura. A taxa deverá ser entregue no momento da entrada no Encontro para a equipe de secretaria.

Ø QUEM PODE PARTICIPAR? 2 jovens representando cada Setor Pastoral da Arquidiocese, 3 representantes das Pastorais específicas (2 jovens e 1 assessor – PJMP, PJ, PJE, PU), 3 representantes dos Movimentos juvenis (2 jovens e 1 assessor – RCC, Focolares, Mãe Rainha juvenil, Legião de Maria Juvenil, MEJ, EJC etc), 1 representante das congregações religiosas que trabalham com juventude, 2 representantes das juventudes das congregações (AJS, MDJ, JUFRA, PJM etc). O número destes representantes pode variar conforme a necessidade e as condições de participação. Caso seja um tanto difícil trazer 2 ou 3 representantes, pedimos que envie pelo menos 1. Caso se queira uma representação com mais membros do que se foi sugerido, pedimos apenas que nos repasse o número exato dos participantes. O importante é a participação! Convidamos também todos/as os que trabalham com a catequese de crisma jovem, nas escolas católicas, nas obras sociais etc. ATENÇÃO: CONFIRMEM A PRESENÇA ATRAVÉS DOS RESPONSÁVEIS PARA A ARTICULAÇÃO DOS CONTATOS.

CONTATOS, INFORMAÇÕES, INSCRIÇÕES E CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇAS:

1. Pe. Gimesson Eduardo, scj (Para os setores da Arquidiocese e outros participantes)
Fone: 8813-8799 E-mail: gimessonscj@hotmail.com Orkut: Pe. Gimesson, SCJ

2. Jaime Bomfim da Silva (Para as pastorais específicas e os movimentos)
Fones: 9269-5773/8516-9331 E-mail: jaimebomfim@ig.com.br Orkut: JAIME BOMFIM

3. Ir. Cícera Gomes da Silva, fsp (Para a CRB, as Congregações Religiosas e os movimentos juvenis das mesmas)
Fones: 9680-0156/3268-3985 E-mail: ir.cicera25@hotmail.com Orkut: Ir. Cícera Gomes. fsp

Obs: Devido à proximidade do Encontro, pedimos que outras pessoas da Equipe de Coordenação ou até mesmo companheiros que se inscreverem para o Encontro divulguem o evento e articulem outras inscrições. Estas deverão ser repassadas para os três responsáveis pelos contatos a fim de termos uma idéia do número de representantes no Encontro para organizarmos as refeições e o material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário